O Aeroporto de São Joaquim da Barra

O Aeroporto de São Joaquim da Barra é um aeródromo público de administração privada, realizada através da Associação dos Concessionários e Usuários de Aeroportos Públicos – Aerobarra, que recebeu em 2012 a concessão de 25 anos para sua administração.

Construído em 1932 e desativado por volta de 1980 pela administração municipal, o aeroporto contava com uma pista de terra. Com terreno total de 47 hectares e localização logística privilegiada – o aeroporto fica distante 75 quilômetros de Ribeirão Preto (SP), a 105 km de Uberaba (MG), 56,4 km de Franca (SP) e 96 km de Barretos (SP) – em uma região com mais de 2 milhões de habitantes, seu potencial como ponto de apoio em rotas da aviação executiva e agrícola, não poderia ser ignorado.

Desde então a Aerobarra, através do empresário Luiz Gustavo Junqueira Figueiredo, vem realizando constantes investimentos em infraestrutura que vão desde o terminal de passageiros, o estacionamento de veículos, bem como a reforma de 3 hangares e construção de 2 novos com área total de cerca de 1.250 m², a instalação de posto de abastecimento, e com destaque especial estão os investimentos na pista de pousos e decolagens, asfaltada e com 1.320 metros de comprimento, esta pista equipara-se a do aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro e tem capacidade para receber aeronaves turbo-hélice de até 70 passageiros.

A inauguração oficial desta nova etapa da história do Aeroporto de São Joaquim da Barra, ocorreu em 18 de agosto de 2013, em uma solenidade que reuniu mais de 200 pessoas e 47 aeronaves.

Desde então suas atividades vem se desenvolvendo conforme o previsto, com destaque para a aviação agrícola que encontrou em nosso aeroporto a estrutura física e logística adequada à sua atividade. Também opera em nosso aeroporto a Aces Hight – Escola de aviação, com aulas práticas de piloto privado.

Por último, mas não menos importante, além da infraestrutura, quem visita o aeroporto de São Joaquim da Barra tem o privilégio de desfrutar de um ambiente verde mantido cuidadosamente, podendo descansar à sombra de um jatobá centenário, ter uma vista privilegiada de boa parte da nossa pequena São Joaquim, e estendendo-se um pouco mais, poderá assistir um memorável por do sol.

Foto da pista de SJB antes da concessão à Aerobarra, atual responsável pelo aeroporto.
Foto da pista de SJB antes da concessão à Aerobarra, atual responsável pelo aeroporto.

Após a reforma, a pista pode receber aeronaves de até 22 toneladas

Após a reforma, a pista pode receber aeronaves de até 22 toneladas.